sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Decepção

Como diria o narrador do pateta: "Ah, a decepção..."
Quem é que nunca experimentou o seu gostinho amargo? Uns mais do que os outros, certamente; Outros MUITO mais do que uns, ou assim alegam.
O meu problema com esse negócio de decepção não é a decepção em si, mas a reação que as pessoas esboçam quando se deparam com ela.

É comum quando somos jovens "esperar demais" dos outros, esperar que eles não tenham defeitos ou que, pelo menos, não cometam erros quando se trata de algo que nos concerne. Daí um dos motivos porque os adolescentes vivem revoltados com Deus e o mundo. Principalmente com Deus, ou quer sinal de rebeldia maior do que se dizer ateu?

Eu arrisco a dizer que, não todo mundo que eu conheço, mas todas as pessoas que realmente importam pra mim já me decepcionaram de alguma maneira, desde algo ínfimo e quase imperceptível que vai embora tão rápido quanto veio até algo que vai durar a vida toda - ou até a memória começar a falhar. E imagino que seja mais ou menos assim com todo mundo, já que ninguém é perfeito, e quem não é perfeito tende a decepcionar os outros (modus ponens).

Bom, a maioria das pessoas não tem muitos problemas com isso depois que saem da adolescência, seja por se acostumar com as decepções ou simplesmente por não se importar. O problema está nas pessoas que fazem de cada decepção o fim do mundo; que, apesar de saberem que ninguém é perfeito, não aceitam ser vítimas de tal imperfeição alheia.

Só pra dar um exemplo, quantas vezes alguém já te falou que "só se fode" em relacionamentos? Eu canso de ouvir coisa desse tipo, e na maioria - veja bem, maioria - dos casos é a típica tempestade no copo d'água.
Poxa, se um relacionamento acabou, normalmente é porque deu merda, seja de um dos lados ou de ambos. Eu mesmo não consigo pensar em algum caso que eu conheça de relacionamento que terminou 100% "de boa". E daí isso acontece duas vezes com a pessoa (e na minha idade é difícil achar alguém que tenha tido mais do que dois relacionamentos sérios e relativamente duradouros) e ela coloca na cabeça que "só se fode".
Já sobre as pessoas que fazem tais dramas sobre pseudo-relacionamentos ou amores-de-carnaval nem vou entrar em detalhes, pois o despautério de tal atitude é demasiado exagerado.

O ponto que eu quero chegar é que tem gente que leva essas decepções tão a sério que passa a não confiar mais nas pessoas porque cansa de ser decepcionada; porque ninguém "presta". E me irrita o fato d'essas pessoas nunca se darem conta do problema, de que se TODO MUNDO decepciona elas então talvez, mas só talvez, o problema não esteja no resto do mundo, mas nelas mesmas.

3 comentários:

  1. ah eu li faz tempo o teu post e agora esqueci o que eu ia comentar.. mas concordo contigo quando tu diz que já se decepcionou com todo mundo pelo menos uma vez. não consigo me lembrar de ninguém que não tenha me decepcionado, mas nem acho isso ruim.. é tão normal não concordar com todas as atitudes dos outros..
    mas enfim, como eu sempre sou otimista em relação ao que o ser humano faz, acredito que as decepções sempre servem pra percebemos o outro com um olhar diferente, e conhecer nossos limites. que convenhamos, tem umas (se não todas...) decepções que são fundamentais na nossa vida. e é por causa delas que conseguimos dar um chute nos obstáculos e caminhar pra frente.
    :**

    ResponderExcluir
  2. Gostei do final motivacional, com direito a ":**" e tudo.
    E concordo contigo, que venham as decepções. Esse meu comentário é uma delas, pois você certamente espera algo mais do que "concordo contigo".
    Ta aí, decepção. :}

    ResponderExcluir
  3. nossa.. vou te dizer que não me decepcionei nem um pouco. pelo contrário, jamais imaginei que tu respondesse meu o meu comentário, ainda mais de forma positiva. me surpreendeu! e depois dessa, talvez tu tenha se decepcionado por saber que eu não me decepcionei! hahahah e assim vai
    :)

    ResponderExcluir