sábado, 12 de setembro de 2009

Se7e Pecados Capitais

Acho que esse é o conceito da tradição cristã que mais me agrada. Talvez em parte por ter dado a luz a um dos meus filmes favoritos (http://www.imdb.com/title/tt0114369/), porque a parte que acho mais legal mesmo é a de personificar os pecados.
Um dia desses, não sei por qual motivo, me peguei pensando qual seria o pecado capital que melhor me descreve. Logo de cara cheguei na possível conclusão, mas não satisfeito resolvi me aprofundar e fazer uma análise mais detalhada.
Pra começar, fiz um teste (quiz) online, o primeiro que achei no google. Eis o resultado:

Minha constatação sobre o resultado: Quase certo, exceto pelo "wrath". Sinceramente, acho que Ira deveria ser a menor barrinha desse gráfico pra mim, e ai de quem não concordar, encho de porrada!

Tentei achar outros testes online, mas eram todos escrotos, esse aí é o melhorzinho, aí vai o link pra quem se interessar (é em inglês)
http://www.4degreez.com/misc/seven_deadly_sins.html

Frustrado com o resultado do teste online, resolvi deixar nas mãos da pessoa que eu mais confio: Eu.
Uma análise mais detalhada, com direito a porcentagem, de cada pecado capital e "quantos %" de cada estão presentes em mim, fazendo somar 100 no final, pra ficar mais bonitinho.

Começando do menor para o maior, pra dar mais emoção:

Wrath (Ira) 3%
Segundo a Wikipedia:
"...also known as anger or "rage", may be described as inordinate and uncontrolled feelings of hatred and anger. These feelings can manifest as vehement denial of the truth, both to others and in the form of self-denial, impatience with the procedure of law, and the desire to seek revenge outside of the workings of the justice system and generally wishing to do evil or harm to others."

Olha, as vezes eu desejo o mal pros outros, mas não passa muito disso. E quem me conhece sabe que eu sou o que há de pacífico, então creio que 3% ta de bom tamanho.

Lust (Luxúria) 10%
Segundo a Wikipedia:
"...is usually thought of as excessive thoughts or desires of a sexual nature. Aristotle's criterion was excessive love of others, which therefore rendered love and devotion to God as secondary."

Esse negócio de pensamentos excessivos e desejos sexuais acho que é uma fase que a maioria das pessoas passa quanto tem lá seus 15 anos. Bom, alguns acabam ficando nessa fase.
Se por um lado essa é a razão para a porcentagem ser baixa, a razão pra ela não ser tão baixa assim é a parte que fala sobre dar mais "devoção" a isso do que a Deus; nesse grupo eu me incluo.
Agora, o que não me agrada sobre a luxúria é que é o mais pop dos sete pecados, ou pelo menos me parece ser. Aposto um coelho que se você sair por ai perguntando pras pessoas qual dos pecados define elas melhor, a grande maioria vai ser luxúria. Não digo que não possa ser verdade, mas acho que a maioria faz por ser de certa forma "poser", o homem pra posar de "comedor", a mulher.. bom, deixa estar, já deu pra pegar a idéia.

Sloth (Preguiça) 12%
Segundo a Wikipedia:
"...spiritual or actual apathy, putting off what God asks you to do, or not doing it or anything at all"

Bom, preguiça todo mundo tem um pouco, mas tem tanta gente que é mais preguiçosa que eu, então eu nem me considero tão preguiçoso assim.

Greed (Ganância ou Avareza) 15%
Segundo a Wikipedia:
"...is an excessive desire to acquire or possess more than what one needs or deserves, especially with respect to material wealth."

Eu já fui mais ganancioso um dia, acho que todo mundo é até se tocar o que realmente importa (Sim, isso soa clichê pra caralho, mas fazer o que...).

Envy (Inveja) 17%
Segundo Dante:
"love of one's own good perverted to a desire to deprive other men of theirs"

Esse aqui nem vou ficar justificando muito, acho que a maioria das pessoas sente muito mais do que demonstra.

Pride (Orgulho) 20%
Segundo a Wikipedia:
"...a desire to be more important or attractive than others, failing to acknowledge the good work of others, and excessive love of self"

Lá no fundo todo tem esse desejo de ser importante ou atrativo com o fim de ser aceito, só que algumas pessoas se passam. De modo semelhante falta amor próprio a algumas pessoas.
Dois dias atrás quando comecei a escrever esse post tinha dado bem menos imprtância pro orgulho, tinha deixado ele com 12%, mas de la pra cá pensei mais sobre o assunto, conversei com algumas pessoas, pensei em certas situações e cheguei a conclusão de que, apesar de repudiar o Orgulho, sou muito mais orgulhoso do que imaginava, ou do que gostaria de ser.

Gluttony (Gula) 23%
"...is the over-indulgence and over-consumption of anything to the point of waste"

No final das contas acho que gula é o pecado capital que melhor me define, não que eu seja um guloso de marca maior, mas por falta de um que me defina melhor, tanto é que as porcentagens ficaram bem próximas.
Me considero guloso porque eu sou do tipo que continua comendo enquanto houver comida e continuo bebendo enquanto houver bebida, não importa se não tiver mais fome ou cede. E, como sempre digo, eu como porque gosto, não porque preciso.

3 comentários:

  1. ai muito divertido esses esquemas de ver quais os pecados mais tem a ver contigo. fiz a brincadeira pra mim também, depois confere com o quiz pra ver se deu o mesmo ou parecido:
    4% ganancia
    6% inveja
    13% luxuria
    15% preguiça
    16% gula
    20% orgulho
    26% ira

    bom, total auto analise.. se quiser, depois digo as coisas que pensei pra cada pecado hahah
    beijo!

    ResponderExcluir
  2. eu ia fazer um pie chart dos meus pecados, mas ah, fiquei com preguiça.. 50%!

    ResponderExcluir
  3. ei! não é essa definição de orgulho q eu quis dizer quando vc perguntou!

    se quiser saber depois, me pergunte off-net

    flw

    Viva a Vida!

    ResponderExcluir