quarta-feira, 27 de agosto de 2008

O Limão e a Laranja

Há quem diga - seja por superstição, crença ou apenas pra fazer os outros se sentirem melhor - que toda laranja tem sua metade (Como ou porque a laranja foi dividida, é algo que não nos concerne).
Mas nem sempre é possível achar a tal metade da laranja, as vezes ela pode estar muito longe ou talves - bate na madeira - ela já tenha virado adubo. Então o que fazer? Bom, sempre tem outras frutas por aí, limão, por exemplo.
Eu gosto de limão. Quem não gosta?
Tudo bem, há quem prefira passar a vida toda sendo uma meia-laranja ou então tem aqueles - e eu nem gosto de falar muito nesse caso - que gostam mais de pepino.

Mas, voltando ao que interessa: Limão.
Limão é bom; azedinho ou docinho; na caipirinha, no suco e até junto com o gelo na coca-cola (com Tequila também, para os mais bêbados).
Então porque não ficar com um limão, se é tão mais fácil de achar do que uma laranja?
Nada te impede, mas tem algumas coisas que você vai acabar descobrindo mais cedo ou mais tarde. Ás vezes você acaba se impressionando com o quão doce e lindo um limão pode ser, mas mesmo que ele tenha o mesmo tamanho, formato e cor de uma laranja, ele não vai deixar de ser um limão.
A verdade é que um limão nunca vai ser tão bom quanto uma laranja.
Limão é azedo, Laranja não.
Limão enjoa, Laranja não.

Pode ser até que você confunda o seu limão com uma laranja, afinal, como você vai reconhecer uma laranja se nunca viu uma?
Mas, para o bem ou para o mal, tem uma maneira bem fácil de descobrir se o seu limão é uma laranja. Se pergunte se alguma vez você quis a laranja (ou limão, nesse caso não importa muito) de outra pessoa, se alguma vez você desejou que a sua "laranja" fosse diferente do que ela é, se alguma vez você preferiu que outra laranja ocupasse o lugar da sua. Se alguma das respostas for "sim", então meu amigo, você tem um limão nas mãos (provavelmente um limão e tanto, já que foi difícil perceber que não era uma laranja).

Então você começa a olhar pros lados, procurando por alguém com cara de Laranja, mas vê apenas caras-de-melão, caras-de-jabuticba ou, na melhor das hipóteses, caras de limão. Você começa a se questionar se a outra metade da sua laranja existe, se você algum dia vai encontrá-la. E se você arranjasse um limão, só por enquanto, até encontrar sua laranja?
Não faria mal algum, faria?
Ou você não conseguiria viver sabendo que iriá chegar um dia em que você terá que espremer esse limão pra dar lugar à laranja?
A verdade é que, não importa quão doce o suco do limão, ele não vai matar a sua sede por suco de laranja.

Você pode dizer que nunca vai provar suco de laranja, pra não ter esse problema, afinal você já cansou de ver pessoas em maus lençóis por causa dessa história de laranja.
Mas não tem como.
Não que isso seja uma coisa ruim, muito pelo contrário.
É claro que, eventualmente, laranja pode te dar dor de barriga. Você pode acabar ficando algum tempo (ás vezes muito tempo) sem a mínima vontade de sequer ver uma laranja na sua frente. Mas você sabe (e se ainda não sabe, vai descobrir) que um dia isso passa, e então você vai se ver, novamente, saboreando o inigualável suco da laranja.

3 comentários:

  1. Nem é preciso ler até o fim pra perceber do que se trata. Afinal somos todos laranjas, mas com o passar do tempo, vamos conhecendo a nossa possível metade, ela parece ir perdendo o seu laranjado, perdendo o doce e começando a mostrar o azedo...Somos todos limões disfarçados, atores sociais de uma sociedade doente!
    Agora, essa foi a melhor frase que eu vi em um blog em toda a minha vida: "Você tem um limão nas mãos (provavelmente um limão e tanto, já que foi difícil perceber que não era uma laranja)."
    Tot's meu ídolo!

    ResponderExcluir
  2. melhor texto que eu já li, tu é meu ídolo auhauhauhauahuahaui
    mas enfim, as vezes, sua laranja já pode ter virado adubo, ou então, você ser um limão e não saber... =]

    ResponderExcluir
  3. Aí é uma questão de perspectiva, do seu ponto de vista você vai ser sempre uma laranja, a não ser que tenha algo de muito errado com você.

    ResponderExcluir