segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Cinco razões para você (não) cometer suicídio

Se você se interessou por esse título, das duas uma:
a) Você, assim como eu, despreza auto-ajuda e acha que ela não serve para nada a não ser dar risada.
b) Você tem problemas. Sinceramente, se a idéia de se matar já passou pela sua cabeça em termos sérios - influências de Nirvana e afins não estão inclusas - então tem alguma coisa errada com você.

Então você pode me chamar de "Constatador do Óbvio" e dizer: "Claro, se eu quero me matar é justamente porque tem algo errado comigo". Mas não é bem assim.
O objetivo disso aqui não é dissuadir ninguém do suicídio, então se era por isso que você estava lendo, pode parar por aqui e ir cortar os pulsos em paz.

Nada contra quem comete suicídio, acho muito justo que uma pessoa se sinta no direito de acabar com o próprio sofrimento, afinal se tudo ao seu redor da errado e ninguém se importa com você, de que vale continuar vivendo?
O meu problema é com as pessoas que não cometem suicídio.

Pense um pouco: quantas vezes você já ouviu alguém dizendo que vai se matar? Essas pessoas adoram fazer drama, posar de sofredores, injustiçados, maltratados ou algo que o valha. Chega a ser uma espécie de egoísmo - ou mesmo ignorância - da parte delas achar que todo o resto do mundo é feliz enquanto elas sofrem.
Quem é que nunca sofreu uma grande decepção?
Quem é que nunca teve o coração partido?
Quem é que nunca perdeu algo importante?
Se todo mundo fosse se matar por coisas desse "naipe" a raça humana entraria em extinção num piscar de olhos.

Mas tudo bem, a grande maioria das pessoas nunca chega a se matar, justamente porque bem lá no fundo elas sabem que querem continuar vivendo e que só estão fazendo uma "ceninha" pra ver se alguém se compadece. Elas sabem que estão se enganando.
Aparentemente isso é o que mais se nota nos seres humanos em geral: eles estão sempre se enganando com alguma coisa.

As pessoas pessimistas, por exemplo. Me enraivece essa mania de "ser" pessimista. Vem o fulano e me diz que prefere ser pessimista, já assumindo de antemão que o pior vai acontecer. Assim, se de fato acontecer, ele não vai ser surpreendido, e se não acontecer, ele sai no lucro.
Me desculpe, mas não é bem assim que funciona.
Primeiro, se você realmente assumir o pior, vai sofrer por antecipação, e isso ao meu ver não é lucro nenhum.
Segundo, se você está pensando desse jeito, provavelmente não esteja sendo realmente pessimista.

Mais um exemplo, pra explicar essa segunda hipótese, todo mundo já deve ter ouvido essa, o cara chega e diz: "Prefiro pensar que tirei uma nota baixa na prova, daí se eu for mal mesmo, eu já sabia, e não vou ficar triste. Se eu ficar pensando que fui bem é capaz de ter ido mal e me ferrar depois".
Sinceramente, isso não é pessimismo, é no máximo "Otimismo Enrustido" ou "Pseudo-pessimismo". No fundo você está pensando algo do tipo: "Acho que tirei um 7, mas prefiro pensar q tirei um 3, daí eu fico feliz até se tirar um 5, que foi o que eu provavelmente tirei."
Claramente é uma forma de você tentar fugir da realidade, você enterra o que realmente sente e molda essa nova opinião mais "lucrativa". Mal sabe a maioria das pessoas que se cavarem só um pouquinho mais vão achar o otimismo que sempre esteve ali.

É natural do ser humano ser esperançoso, e ninguém vai te crucificar por causa disso.
Também é natural do ser humano ter medo da verdade e de expor os seus sentimentos, mas vai de cada um pensar a respeito e ponderar o que vale mais a pena.

E é aí que mora o problema, porque a maioria das pessoas nunca para pra pensar nessas coisas, ou quando para já é tarde demais, então elas passam o resto da vida sofrendo por antecipação, choramingando e fazendo cicatrizes nos pulsos.

5 comentários:

  1. "Ao invés de amor, dinheiro, fé, fama, justiça… dê-me a verdade".
    Walden Pond, Thoreau

    ResponderExcluir
  2. "Se todo mundo fosse se matar por coisas desse "naipe" a raça humana entraria em extinção num piscar de olhos."

    what's wrong with that?

    ResponderExcluir
  3. ps: blog com problemas sérios de concordancia. "1 comentárioS" ;(

    ResponderExcluir
  4. Bom Fox mulder
    Postagem sem ideais
    Suicidio é falta de princípios

    As pessoas começam a sofrer e ja acha que é o fim do mundo
    Sem luta não há vitória
    Sem dofrimento não há conquista


    "A maioria das pessoas pensa no sucesso e no fracasso como opostos, mas eles são ambos produtos do mesmo processo." (Roger von Oech)

    ResponderExcluir
  5. Para não se matar, o que o sujeito deve azer é pensar em quantas pessoas vai atingir com esse gesto. Os pais? Os amigos? Eles merecem isso?
    Ninguém é obrigado a fingir que a vida vale a pena. Ela é uma bosta mesmo, para a maioria de nós. Pra quem não tem dinheiro, então, nem se fala. Imagine um cara casado, pai de família, forçado a trabalhar numa merda de emprego ára sustentá-los? Um inferno, certo? Por mais que ame os filhos, não há saco que aguente!
    Mas se ele se matasse só pioraria a situação deles, então, é só pensar assim: fiz a cagada de ter mulher e filhos, ao invés de ser solteiro. Problema meu! Eu que arce com as consequências.
    Se o cara é sozinho, sem ninguém para sentir falta dele, deixe que se mate, se quiser. Ninguém tem nada com isso. Deus? Ninguém sabe se existe. Inferno? Menos ainda.

    ResponderExcluir